Media Brazil Forum

Full Version: Entendendo Repositórios e Addons
You're currently viewing a stripped down version of our content. View the full version with proper formatting.
O Sistema de Add-ons: O Básico

Um dos principais recursos que torna o XBMC sensacional, é a habilidade para instalar, atualizar, configurar e remover addons (complementos). Eles são similares aos aplicativos disponíveis para tablets e celulares e mesmo windows rt, aonde você passa a contar com diferentes tipos de aplicação, as mais comuns são para acessar a diferentes conteúdos disponíveis na web.

O que é um add-on?

Como citado previamente um addon é muito similar a um aplicativo que você obtém para tablet/smartphone. São criados por desenvolvedores em seu tempo livre, e como trata-se de um projeto open source, qualquer um que conheça programação em python, pode contribuir. Um addon pode fazer diferentes coisas, mas o uso mais comum é o acesso a conteúdo online, apresentando o resultado em maneiras fáceis de visualizar, um bom exemplo é o addon de áudio ListenLiveEU, que permite ouvir milhares de estações de rádio disponíveis com um simples clique. Sem popup com propagandas que você costuma ter quando visita o site via navegador, addons evitam isto trazendo o conteúdo diretamente para você e sem chances ou riscos de ganhar de brinde alguns malwares ou vírus.

O que é um Repositório?

Casa desenvolvedor de addon possui um diretório online que contém todo o seu trabalho - estes diretórios são conhecidos como repositórios. Para instalar estes addons você primeiro precisa instalar o repositório e uma vez instalado o XBMC será capaz de listar o que estiver disponível para ser instalado. Existe uma forma de instalar os addons diretamente via arquivo zip, mas isto não é recomendado. Se instalar um addon mas não o repositório o XBMC não será capaz de atualizar automaticamente quando o desenvolvedor liberar novas versões, em geral os addons necessitam de muita manutenção, então não tendo o repositório instalado primeiro, pode gerar frustações com addons que podem deixar de funcionar! e que não terão como receber atualizações, isto é particularmente verdadeiro em repositórios não oficiais.

Repositórios Oficiais:

A Fundação XBMC mantém repositórios oficiais (gerais e de pvr (tv ao vivo)), categorizados, e distintos para cada geração, por conta da questão compatibilidade, ou seja existe um repositório para geração frodo, outro para geração gotham, outro para geração helix e assim sucessivamente.

Os addons disponíveis no repositório oficial, são avaliados um a um, tanto quanto a questão de estrutura lógica, de programação e principalmente se não quebram direitos autorais, desta maneira é seguro dizer que você não terá problemas legais ao usá-los. Quando detectado que ocorreu alguma quebra de funcionalidade, o addon passa a ser marcado como incompatível ou ainda como indisponível.

Addons em geral usam módulos que facilitam o seu desenvolvimento e manutenção, quando da instalação, o XBMC irá importar os eventuais módulos não presentes em seu sistema. Se ocorrer algum problema de download, ou se a versão mínima requerida não estiver disponível, uma mensagem de dependências não conhecidas lhe é apresentado, indicando que houveram problemas na instalação e sugerindo um contato com o autor do referido addon.

Categorias disponíveis de addons:

Clima - Para obtenção das condições meteorológicas de sua cidade
PVR - Para gerenciamento de tv ao vivo
Vídeo - Para reprodução de conteúdos desta natureza
Áudio - Para reprodução de conteúdos desta natureza
Serviço - Que atuam em geral em tempo integral, desempenhando determinadas atividades
Skins - Para que possas alterar a aparência e obter novos recursos de personalização do XBMC
Imagens - Para apresentação de imagens e fotos (slideshow)
Scrapers ou Metadados - Para obtenção de dados, informações e imagens de vídeo e áudio
Legendas - Para obtenção de legendas externas para filmes, seriados, documentários
Letras de Músicas - Para obtenção de letras (lyrics) para suas músicas
Proteção de Tela - Diferentes protetores de telas, para evitar efeito burn in
Interface Web - Para gestão do XBMC via navegador de internet (browser)
Módulos (Library Addons) - Para atualização ou instalação dos módulos
Addons de Auxílio (Helpers Addons) - Complementos de funcionalidade do XBMC

Dentre outros.

Conhecendo o gestor de addons do XBMC, para tal vá em ajustes no menu principal e de enter

[Image: KXjmpYd.jpg]

Gestor de Addons - vá até o item e de enter para acessar área de gerenciamento dos complementos

[Image: Te3jKi7.jpg]

Configurando o gestor de addons no XBMC Helix, pode variar dependendo da geração do XBMC que estiver utilizando:

[Image: FmBV9j9.jpg]

Dentre as possibilidades de atualização, temos no auto updates as opções (On, Never or Notify = Ligado, Nunca ou Notificar apenas)

Tela do gestor de addons, com a opção obter addons:

[Image: geFQcbn.jpg]

O primeiro item apresenta a última verificação efetuada junto ao repositório oficial (com data e hora).

Observe que temos ainda disponível neste menu as opções para listar os habilitados (ativos) e os desabilitados (inativos), além da opção para instalar via arquivo zip repositórios e addons em si.

O Buscar permite localizar rapidamente qualquer addon instalado, bastando apenas informar o nome do referido complemento.

As diferentes categorias de addons estão listadas em:

[Image: EB0DkcF.jpg]

Ao entrar em uma categoria, como vídeo, temos uma lista de todos os itens disponíveis, um enter sobre o mesmo vai permitir sua instalação.

[Image: GgObt2G.jpg]

Após obter seu addon, é importante verificar as configurações disponíveis, que variam de acordo com o tipo de addons, alguns precisam de nome de usuário e senha para funcionar, e muito particularmente qual o idioma que deve ser apresentado ou que deva ser usado para baixar dados e imagens, enfim um universo de opções.

[Image: NXJLdMl.jpg]

e

[Image: RVtYrAF.jpg]

Alguns addons básicos são entregues na versão oficial, permitindo funcionalidades mínimas de certas áreas, como busca de dados e imagens para seus vídeos e áudios, bastando apenas ser configurados, então eles estarão já disponíveis em addons habilitados (ativos).

Em geral os addons precisam ser inicializados para que possam funcionar, veja as opções disponíveis na skin Aeon MQ5, já separados por categorias:

[Image: 30cmw9w.jpg]

ao dar em enter na área, o XBMC lista todos os addons ativos desta categoria, addons de programa

[Image: QHOI6Kh.jpg]

Um enter sobre o item fará com que o mesmo seja executado.

Afora isto determinadas skins como a MQ5, Ace, Confluence e outras tem recursos para apresentar os principais addons de uma maneira visual, facilitando o acesso via menu principal. Nas skins Ace e MQ5, este recurso se chama Meu Menu, e está disponível para customização, em customizar menu principal, que é um submenu de ajustes.

[Image: bnIRnPT.jpg]

O arquivo pode estar disponível em sua máquina ou mesmo na internet, vamos ver como criar acesso a um site online que contenha arquivos de addons ou mesmo repositórios de terceiros.

Primeiro Passo, abrir o gerenciador de arquivos do XBMC

[Image: LCYabVh.jpg]

Segundo Passo, clique em adicionar origem

[Image: gzRjwYY.jpg]

Terceiro Passo, pressione enter em Nenhum

[Image: IS2OpWZ.png]

Quarto Passo, digite o caminho para o site online que possua addons ou repositórios para instalar

[Image: 0XDgZGa.png]

Quinto Passo, nomeie a fonte e pressione o botão ok no teclado virtual

[Image: 7Xgbdok.png]

Sexto Passo, tens agora uma fonte online disponível

[Image: wi3ez8c.jpg]

Agora basta ir em ajustes, addons, instalar arquivo zip, e apontar para o local criado

[Image: zC3zTfl.jpg]

Selecione agora o arquivo zipado com o addon e/ou repositório que deseja instalar

[Image: 8vcfv67.jpg]

Podes criar n fontes de acordo com suas necessidades, lembrando que determinados conteúdos provindos destes repos de terceiros, podem conter material protegido pela lei de direitos autorais, use por sua conta e risco, já que podes estar infringindo a legislação de seu país.

Prezado Wanilton,acessando o XBMC via DLNA pela smart TV como faço pra visualizar os Add-ons de filmes, na versão antiga do XBMC 13.0 os Add-ons de filmes estavão disponíveis junto com os arquivos de filmes mas a partir desta versão os  Add-ons não aparecem mais e agora só aparecem disponíveis  as pasta de arquivos de filmes armazenadas no meu PC.
, pelo que vi aqui só tem acesso mesmo as pastas de arquivos via UPnP, e do que me recordo foi assim no kodi, desde o início.

Se alguém puder testar na gotham e reportar como se encontra, eu agradeço.
(05/11/2014, 20:54)Wanilton Wrote: [ -> ], pelo que vi aqui só tem acesso mesmo as pastas de arquivos via UPnP, e do que me recordo foi assim no kodi, desde o início.

Se alguém puder testar na gotham e reportar como se encontra, eu agradeço.

Ok,Wanilton obrigado pelo retorno me parece mesmo que os Add-0ns via acesso UPnP só eram possíveis mesmo ate a versão Gothan 13.0 a partir da versão 13.1 em diante os add-0ns sumiram uma pena.
tem algum programa(s) especifico para criar um addon e build para o kodi ou é tudo criado com xml??? pode me ajudar.me?
eu estou querendo fazer o meu propio addon/ build para uso pessoal.
Addons são escritos em python e xml, não existe ferramenta para isto.

Para gerar build (instalador), primeiro precisa definir para qual sistema operacional, a maior parte do Kodi é escrito em C++.

Para cada OS, existe instruções de como gerar instalador.