Áreas do Fórum estão disponíveis apenas para membros com registro, cadastre-se ou logue para ter acesso. Forum areas are only available to registered members, register, or log in to gain access.
We move our host, if you have issues registering or logging in to our forum, please report the issue to admin@mediabrasil.tv, thanks. It,s possible to register using a social network (Google, Amazon, Github, or Spotify.) Only need to choose Login with (network name).
Contribua e torne-se membro VIP Plus do Fórum MediaBrasil.tv. International members, donate one single time (U$ 20.00) or subscribe and receive access to unique content, including Aeon MQ 9 (Kodi Omega 21.0, Nexus 20.0, and Matrix 19.5 read our FAQ for more info about how to support us. Help us keep the forum operational.

Doe via pagseguro ou mercado pago (Brazil only) - Doe via Bancos Brasileiros - International Donation - FAQ About Donation

Thread Rating:
  • 1 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Tutorial Organizando Arquivos - Filmes
#1
Varinha Mágica 

Como organizar nossos arquivos de filmes para uso no KODI.

Uma ou mais pastas contendo nossos arquivos de filmes, em geral um diretório

E:\Filmes

Dentro deste diretório, uma pasta (folder), para cada filme, de modos que ao entrar nesta pasta teremos algo assim:

https://i.imgur.com/MXrdK 

https://i.imgur.com/rJBVMTa 

Para aqueles com pasta única com muitos itens, recomendo a leitura do tutorial que ensina a usar o programa organizador, desenvolvido pelo membro da comunidade, @Hicaro Castro.

Recomendo o uso do ember, para coletar os dados e gerar NFO para seus filmes, após isto entra o KODI e alguns add-ons. Lembrando que o ember, coleta algumas das artes mais tradicionais como pôster, fanart, extrafanarts e extrathumbs.

Os principais add-ons para filmes são o Artwork Downloader (para efetuar os downloads das artes), mais o add-on Metadata Actors, que traz várias informações sobre atores, filmografia, etc. mais o add-on Extended Info (para apresentação de coletâneas).

* Coletâneas (sagas, sets, conjuntos exemplo: Poderoso Chefão 1, 2 e 3. Caso queira agrupar coletâneas em sua coleção, deves ativar a opção em ~Ajustes~Vídeos-Coleção e ativar a opção Agrupar filmes em coletâneas - sets. 

A outra alternativa para coletar os dados de seus filmes é usar o scraper nativo do Kodi o The MovieDB, que deve ser configurado para trazer os dados em pt-br, isto é efetuado em ~ajustes~addons~add-ons ativados~informações de filmes, basta dar enter no The MoviesDB, e configurar language para PT.

No Kodi, vá para o menu principal, Filmes, seta abaixo, procure opção Arquivos, opção adicione vídeos, na tela seguinte clicar em buscar, apontar para a pasta raiz que contém seus filmes, nomear esta fonte como Filmes + nome da unidade, Filmes E, no meu exemplo inicial.

Referência visual:
https://i.imgur.com/XFgC5Yl 

https://i.imgur.com/P2wEUdE

https://i.imgur.com/433ishM

https://i.imgur.com/WYj9w9M

Após adicionar a fonte de dados, pressione a tecla C (menu de contexto), sobre a pasta Filmes E, nas opções que se abrem, selecione a opção Definir Conteúdo da pasta, neste caso, Filmes, se usar o scraper padrão ou NFO, basta dar enter, para que os dados de seus filmes, sejam armazenados no banco de dados do KODI.

Após esta etapa, entra os add-ons, em especial o artwork downloader, que irá pegar as artes necessárias de seus filmes, sobre ele logo teremos um tutorial, na respectiva área, sobre como usar.

Principais fonte de imagens

https://i.imgur.com/JR18CEC

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#2
Sinal Aviso 

Sr's gostaria de ter informação a respeito do scanemento dos filmes na seguinte condição:
Estou colocandos os filmes da coleção Star Trek e acontece que apos ser scaneado alguns filmes ficam em uma coleção e outros em outra coleção ao invés de ficarem somente em uma coleção.
Tambem acontece que ao colocar uma filme ele gera dois FANARTS, um em portugues outro em ingles.
O que eu estou fazendo de errado, ou mesmo qual nomenclatura para que varios filmes fiquem em uma mesma coleção.
Obrigado.
Ienidualc

PS: ME digam alguem entende de XBMC em linux???? pois até agora ninguem me respondeu e sendo um forum de XBMC me espanta tanto tempo
sem resposta. TKS
Reply
#3
Sinal Aviso 

(26/09/2012, 21:32)Ienidualc Wrote:  Sr's gostaria de ter informação a respeito do escanemento dos filmes na seguinte condição:
Estou colocandos os filmes da coleção Star Trek e acontece que apos ser scaneado alguns filmes ficam em uma coleção e outros em outra coleção ao invés de ficarem somente em uma coleção.
Tambem acontece que ao colocar uma filme ele gera dois FANART, um em portugues outro em ingles.
O que eu estou fazendo de errado, ou mesmo qual nomenclatura para que varios filmes fiquem em uma mesma coleção.
Obrigado.
Ienidualc

PS: ME digam alguem entende de XBMC em linux???? pois até agora ninguem me respondeu e sendo um forum de XBMC me espanta tanto tempo
sem resposta. TKS
Carinha, dá uma conferida com muita calma nos nomes e no ano dos filmes. Aconteceu a mesma coisa aqui comigo mas no caso na coleção do Harry Potter, 3 dos filmes estavam com o ano de lançamento trocado e na hora de fazer a catalogação dos filmes ele buga. Outra opção é alteração manual dos nomes dos filmes, depois de catalogados. Principalmente em filmes que tem nomes comuns ( Hell 2011 por exemplo ) ele procura no IMDB e lança o fanart de outro filme. Nesse caso entra em "alterar nome" "manual" e o XBMC listará vários filmes com nomes parecidos e é só escolher o que tu quer.

Ficou longo o post e talvez um pouco confuso, desculpe, tenho problemas em organizar as idéias por escrito.

1 Zotac AD12+KODI / LG 47LM6700          4 LS-WVL/E-2x ST4000DM-8Tb
2 Zotac AD10+KODI / Sony KLV-32L400A  5 LS-WVL/E-2x WD25EZRX-5Tb
3 Zotac AD10+KODI / LG 32LH570B          6 LS-WVL/E-2x (Desativado)
Reply
#4
Sinal Aviso 

(26/09/2012, 21:32)Ienidualc Wrote:  Sr's gostaria de ter informação a respeito do escanemento dos filmes na seguinte condição:
Estou colocandos os filmes da coleção Star Trek e acontece que apos ser scaneado alguns filmes ficam em uma coleção e outros em outra coleção ao invés de ficarem somente em uma coleção.
Tambem acontece que ao colocar uma filme ele gera dois FANARTS, um em portugues outro em ingles.
O que eu estou fazendo de errado, ou mesmo qual nomenclatura para que varios filmes fiquem em uma mesma coleção.
Obrigado.
Ienidualc

PS: ME digam alguem entende de XBMC em linux???? pois até agora ninguem me respondeu e sendo um forum de XBMC me espanta tanto tempo
sem resposta. TKS

O KODI usa um campo específico para agrupar itens em coleções, chamado SET, no seu caso, a melhor maneira de organizar, é usar o ADD-ON Movie Sets, ele permitirá gerenciar os itens de cada set (coletânea).

Link sobre o referido add-on, no fórum XBMC.org.

Link para download do add-on para XBMC eden, clique aqui.

Para ambiente Windows, ao usar o Ember, ele automaticamente coleta os itens de uma coletânea e no nfo gera uma tag desta maneira

<set>Star Trek Collection</set>

Em geral os scrapers Universal, já coletam os dados neste formato, para estar aparecendo itens em separado, algum destes itens estão cadastrados no site do TheMovieDB, com o nome do set diferente,
o que gera esta situação. A partir da API 3.0 do TheMovieDB, passamos a ter os sets administrados diretamente no referido site, podes corrigir lá, e reimportar, vai sanar.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#5
Sinal Aviso 

Ola "Eu mesmo
Valeu a dica, e não foi longo e deu para eu entender obrigado. Já fiz varios testes, retirei o filme do arquivo, e da coleção, ai fica certinho. Quando eu volto com o arquivo e faz escaneamento, gera uma entrada em portugues,
outra em ingles dentro da mesma coleção. Tambem gera outra entrada fora da coleção. Neste momentno vira de novo uma MIXORNA, um arquivo gerar três entrada no DB (BUG??)
Aproveitando sua paciencia: você conhece algum problema na area de musica (MP3)? Estou colocando os arquivos de musicas no HD EXTERNO. Quando faço escaneamento das musicas fica todo certinho a coleção, com seus fanarts e tudo. Mas quando reinicializo o PC, a coleção desaparece, mas os arquivos estão la no HD certinho. Observação que coloco é que no HD INTERNO não acontece isto, funciona normalmente.
Obrigado
Ienidualc
Reply
#6
Sinal Aviso 

@Ienidualc, difícil entender como isto esteja acontecendo, verifique na pasta junto ao filme, se existe algum arquivo NFO, se for o caso exclua os itens, deixe somente o arquivo de vídeo e de legendas, e refaça o processo. Para isto acontecer teria que ter mais que um arquivo de vídeo na mesma pasta, aí ele gera um item para cada vídeo, não vejo outra maneira disto acontecer. Se possível poste um print de sua pasta ou informe quais itens estão presentes, nome do arquivos com suas extensões, só assim para poder lhe auxiliar melhor;

Quanto a músicas, se você adicionou corretamente, a única forma de não aparecer os itens armazenados em hd externos, é se o sistema não encontrar aquela unidade que foi referenciada na criação, exemplo estava em E, quando ligou a unidade novamente, o sistema pode ter alterado a unidade para outra letra como F por exemplo, com isto o sistema não localiza e não roda, mas mostra os itens na coleção do mesmo jeito.

Com dica, leia o post de organização de arquivos de músicas, creio que vá lhe auxiliar a entender como funciona.

wcampos

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#7
Sinal Aviso 

Oi @Wanilton
EU ja analisei a estrutura dos arquivos das musicas.
Estou fazendo teste com respeito ao scaneamento das musicas, que somem do DB ao restartar o PC.
Eu verifiquei que quando o sistema esta entrando no ar, é lançado dois processos, um para atualizaro DB dos filmes e outro para atualização das musicas. Na tela aparecem os dois lado-a-lado.
Quando o processo da musica esta rodando e "vai mostrandos os arquivos sendo encontrados", de repente para como se estivesse acabado, onde na realidade não acabou. Dá a impressão que este processo foi abortado, pois quando acaba o scaneamento do filme acaba o das musicas.
Quando fui verificar os albuns estava o scaneamento pela metade ou incompleto, pois começou e não terminou. Neste caso, fui aos arquivos de pasta e pedi o scaneamento e este fez normalmente.
Pelo meu ver parece que temos um BUG quando usa o HD externo no scaneamento. O interessante é que se eu colocar no HD interno isso não ocorre.
Quero agradecer por responder as minhas perguntas.
ienidualc
Reply
#8
Sinal Aviso 

Começando a organizar o que eu já considerava organizado... hehe... :anjinho
Eu tinha tudo em pastas Filmes HD, Filmes SD...
Como eu não tinha começado certo... hehe... criar pastinha por pastinha tá dando um trabalhão... ai estou fazendo por partes...
Filmes HD já está certinho... inclusive já atualizei todo o conteúdo com o Ember.

No Ember uma coisa que me ajudou muito foi utilizar o google para dar uma força nos filmes que ele não encontrava.
Eu buscava por "<título original>+imbd" exemplo: "a felicidade não se compra imdb" ou "It's a Wonderful Life IMDB"
Nos resultados da busca normalmente já vem o site do imdb da página do filme.
Não há necessidade nem de abrir o site, basta copiar parte do código imdb para informar ao Ember.
Exemplo: www.imdb.com/title/tt0038650/
O código imdb nesse caso é 0038650 :D
Reply
#9
Sinal Aviso 

pessoal tem como baixar as sinopse em pt-br, mesmo ajustando no XBMC no meu não rolou...

valeu!!!
Reply
#10
Sinal Aviso 

Rafael,
O Ember traz a sinopse em pt sim. No scraper do xbmc também é possível setar para os dados pt.
Reply
#11
Sinal Aviso 

Wcampos,
Estou enfrentando os seguintes problemas para organizar meus filmes. Tenho aprox. 200 filmes armazenados em hd em um pasta definida como Filmes, algumas arte deixei que o próprio xbmc procurar usando os addons próprio como recomendado.
Quando tenho filmes do tipo MIB 1 , 2 e 3 por exemplo, percebo que faz o agrupamento porem repete a imagem muitas vez.
stes filmes estão arquivos em uma pasta unica por MIB/mib1/xxx.avi esta correto.
Reply
#12
Sinal Aviso 

(11/10/2012, 11:43)Gato Guga Wrote:  Rafael,
O Ember traz a sinopse em pt sim. No scraper do xbmc também é possível setar para os dados pt.

Obrigado man... vou fuçar!! tks
Reply
#13
Sinal Aviso 

(13/10/2012, 18:58)Costa Wrote:  Wcampos,
Estou enfrentando os seguintes problemas para organigar meus filmes. Tenho aprox. 200 fillmes armazenados em hd em um pasta definida como Filmes, algumas arte deixei que o proprio xbmc procurar usando os addons proprio como recomendado.
Quando tenho filmes do tipo MIB 1 , 2 e 3 por exemplo, percebo que faz o agrupamento porem repete a imagem muitas vez.
stes filmes estao arquvios em uma pasta unica por MIB/mib1/xxx.avi esta correto.

Costa, sei que sua pergunta foi direcionada ao Wanilton, mas me permita ajudar. O correto é ter uma pasta para cada filme, direto na pasta Filmes e não como você faz. Tente e diga se deu certo.

Abs.
Reply
#14
Sinal Aviso 

(17/10/2012, 18:43)Walterrg Wrote:  
(13/10/2012, 18:58)Costa Wrote:  Wcampos,
Estou enfrentando os seguintes problemas para organigar meus filmes. Tenho aprox. 200 fillmes armazenados em hd em um pasta definida como Filmes, algumas arte deixei que o proprio xbmc procurar usando os addons proprio como recomendado.
Quando tenho filmes do tipo MIB 1 , 2 e 3 por exemplo, percebo que faz o agrupamento porem repete a imagem muitas vez.
stes filmes estao arquvios em uma pasta unica por MIB/mib1/xxx.avi esta correto.

Costa, sei que sua pergunta foi direcionada ao Wanilton, mas me permita ajudar. O correto é ter uma pasta para cada filme, direto na pasta Filmes e não como você faz. Tente e diga se deu certo.

Abs.

O melhor é separar mesmo uma pasta cada filme, até mesmo em coletâneas, e se for usar o Ember para coletar os dados e gerar o NFO, tens que ir em Editar, Configurações, Arquivos e Fontes, clicar em Editar na unidade desejada, e Marcar a opção "Buscar Recursivamente", isto vai fazer com que o Ember, procure vídeos em subpastas e não só na pasta raiz.
Exemplo típico
Filmes\Star Wars
Filmes\Star Wars\Star Wars 1
Filmes\Star Wars\Star Wars 2

e assim por diante, se não marcar tal opção ele vai continuar procurando apenas no primeiro nível Star Wars, desprezando as pastas dentro de tal diretório.

Fica a dica.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#15
Sinal Aviso 

Wanilton,
O recurso "Buscar recursivamente" também serve para buscar nas pastas de dvd e blu-ray, do tipo VIDEO_TS e BDMV/STREAM ? ou ele busca em tais pastas mesmo que não seja setado tal recurso ??
Reply




Users browsing this thread: 1 Guest(s)