Welcome to Media Brazil Forum, Bem-vindo ao Media Brasil Fórum, comunidade brasileira de suporte aos usuários do Kodi™ Entertainment Center. Doe ou subscreva e torne-se membro VIP Plus. Você sabia: Leia e Matrix Custom Plus, são instaladores personalizados para o sistema operacional Windows, baseado na tecnologia da Fundação XBMC®, das versões mais recentes do KODI Leia - 18.5 (32 e 64 bits) e Kodi Matrix - 19.0, com skin Aeon MQ 8 como default, suporta 3D MVC e HDR (8 e 10 bit), disponíveis para membros vips plus do fórum. KODI® está disponível para download de forma gratuita, tanto em nosso fórum, como na página oficial da fundação XBMC®. KODI™ is a trademark of the XBMC Foundation®. Não fornecemos conteúdos de qualquer natureza. que firam direitos de terceiros. MediaBrasil.tv Forum does not provide any media files itself. You either must own all audio and video files through a legal way or you can use the add-ons that can be found in the kodi.tv official repository. We will not assist or be held responsible for any way you obtain your media files.

Avaliação do Tópico:
  • 3 Voto(s) - 3.67 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vídeo Tutorial MusicBrainz Picard Tutorial
Filmes 
Vídeo tutorial, demonstrando como configurar e usar o MusicBrainz Picard, que é um programa voltado para tagueamento de músicas.

https://www.youtube.com/watch?v=h5iOBQqZNEY

https://www.youtube.com/watch?v=EzyLLdMluFQ

Importante para evitar problemas no KODI de compatibilidade nas tags, sete nos ajustes do ID3v2 para versão 2.4, conforme imagem abaixo:

https://i.imgur.com/xLvP3TO 

Links Importantes:

Para downloads:
http://musicbrainz.org/doc/MusicBrainz_Picard

Acoustic ID:
http://acoustid.org/

Eu tenho no caso 2 pastas com músicas, uma chamada músicas, que foi previamente tagueada pelo tagscanner, e outra pasta chamada musics, assim que eu salvo as nova tags no Picard, o mesmo automaticamente leva os arquivos de músicas da pasta música para a pasta musics, onde ficam os artistas que já foram efetuados acertos no musicbrainz picard.

Atenção se você não quer que o picard separe os artistas em certos álbuns, que possuem o feat, vá em opções, nomeação de arquivos e use o código abaixo no nomear arquivos assim:
Código:
%albumartist%/%album%/$num(%tracknumber%,2)- %artist% - %title%

E caso queira o ano, após o nome do álbum
Código:
%albumartist%/%album%-$left(%date%,4)/$num(%tracknumber%,2)- %artist% - %title%

Com isto vai criar a pasta pelo nome do artista do álbum, e não usando o campo artista que normalmente tem o feat. quando tem mais de um artista cantando determinada faixa. Opcionalmente para quem gosta pode tentar também trocar %artist% pelo %albumartistsort% ou como acima usando o campo %albumartist%, tanto faz.
:ok

Para Portuguese Brazil, basta ir em option, User Interface, selecione Brazilian Portuguese. Picard versão 1.4.0

https://i.imgur.com/Lgay4OR
Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 19.0 Matrix Custom / Skin Aeon MQ9 x Skin Ace 2-1.6.0
Be Vip, donate and support us.
Responder
Valeu @Wanilton, gostei de conhecer o Picard. Considerando a coleção imensa que tenho em músicas, realmente não consigo migrar e aplicar suas dicas em cada um dos mais de 1000 álbuns que possuo. Gostaria muito de voltar a usar a Gotham mas gosto muito de músicas e vou mesmo ficar na Frodo com o Tagscanner.
Denon E300 | Sony 46W955A | Intel NUC7i7BNH | Global Caché CG1006 | Apple iPad Mini G1
Humax HGB10R | Greatek WR2500HP | DLink DIR100 | Net Vírtua 120MB
Win10/64 Pro | EmbyServer | Kodi Matrix Custom 19/64 MQ9 | iRule
Responder
@Wanilton,

Ótimo tuto !!! Agora entendi como ele funciona ... Mas tenho umas dúvidas que estão surgindo durante ao uso ....

Vou usar mais e depois coloca-as aqui ....

Obrigada !!
Responder
Sinal Aviso 
Muito bom amigo, isso me quebrou um galho danado, show de bola Valeu...
Responder
Sinal Aviso 
@Wanilton,

Tenho usado o programa e até já adicionei alguns discos a base de dados deles mas surgiu uma dúvida ...

Se renomeio para o que você disse :

Citação:%artist%/%album%/%tracknumber% - %artist% - %title%

Quando vou na nova pasta , ele colocou as músicas de um mesmo álbum juntas mas as que tem um o nome de outro cantor na tag de Artista,foipara outra pasta .

Exemplo : em um álbum da Céline Dion , ela canta uma música com a Barbra streisand e quando o programa tagueou a pasta , ficou tudo certo mas quando copia ele cria uma nova pasta com o Nome da Celine e da Barbra e dentro uma outra pasta com o nome do álbum , fora a pasta com o nome da Céline Dion ( a correta, que fica com todas as músicas do álbum menos a que ele colocou na outra pasta )

Citação:%artist%/%album%/%tracknumber% - %albumartist% - %title%
Vou tentar esta combinação ... para que que ele crie a pasta do artista, usando a Tag Artista do Álbum .... mas já vi que deste modo o álbum que é de coletâneas de vários artistas sairia com a nomenclatura errada - sairia Various artist ao inves do nome do artista que cantou a música ....

Talvez essa seja a solução ...... e dependendo do tipo de CD que for scrapear , mudar esta configuração e mesmo assim acho que ele vai gerar uma pasta para cada artista e suas respectivas músicas ... e vai ficar uma bagunça .

Será que fiz alguma configuração errada ??????
Por isso está dando isso ou é assim mesmo ??

valeu
Responder
@AdrianaPassos, anda de férias e faltando as aulas, hehe

Leia o post inicial a resposta correta para o que você citou está nele,

Código:
%albumartist%/%album%/$num(%tracknumber%,2)- %artist% - %title%

Assim, ele vai deixar sempre correto...
Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 19.0 Matrix Custom / Skin Aeon MQ9 x Skin Ace 2-1.6.0
Be Vip, donate and support us.
Responder
@Wanilton,

Ando faltando mesmo ...... não me baseei pelo post e sim pelo vídeo, desculpa !!rs

O dia-a-dia está uma correria só ..... o tempo voa .....

Obrigada :sorrisao

Adriana
Responder
Sinal Aviso 
Olá pessoal, td certo?

Eu já utilizei o Tagscanner e gostei, mas o Musicbrainz traz mais opções na busca de informação. Na minha opinião, o que falta são as opções de como organizar as pastas. O Tagscanner é mais claro. Cito um exemplo, tenho uma coletânea com 4 cd`s, no Tagscanner é mais fácil organizar por cd, já no Musicbrainz não sei como fazer, já que ele joga tudo pra dentro da mesma pasta com numeração simples e sem distinção de qual música pertence a qual cd. Alguém de vcs tem uma dica pra me dar a respeito?

obrigado
Responder
Sinal Aviso 
mdalfollo

fui refazer a coleção pra corrigir alguns problemas e estou me batendo aqui com o mesmo problema, numeração das musicas nos álbuns com dois ou mais discos
conseguir resolver, modificando o padrão, pra ele colocar a numeração (discnumber)(track) assim

%albumartist%/%album% - $left(%date%,4)/$if($gt(%totaldiscs%,1),%discnumber%,)$num(%tracknumber%,2)$if(%compilation%, %artist% -,) - %artist% - %title%

fica assim
D:\Musicas2\ABBA\The Essential Collection - 2012\101 - ABBA - People Need Love.mp3
...
D:\Musicas2\ABBA\The Essential Collection - 2012\201 - ABBA - Chiquitita.mp3
...

mas so esta funcionando com álbum que tem um único artista, quando tem mais de um fica bagunçado

Qual a estrutura que vcs usam em álbuns com vários discos?
Responder
silviono, recomendo ler o tópico do Picard encontrará o que pretende.
Denon E300 | Sony 46W955A | Intel NUC7i7BNH | Global Caché CG1006 | Apple iPad Mini G1
Responder
Sinal Aviso 
Mas Gato Guga, as opções existentes parecem não atender os álbuns/coletâneas multidisc, já que nomeiam o arquivo sem fazer distinção do disco a que pertencem, pelo menos não visualmente, fica com duas ou mais faixas 01, por exemplo

Em todo caso, usando a string

%albumartist%/%album% - $left(%date%,4)/$if(%discnumber%,CD %discnumber%,)/$num(%tracknumber%,2) - %artist% - %title%,:,)

ele esta movendo os arquivos separando os discos, exemplo

Adele
-----19 2008
-----CD 1
-----CD 2

o pro e que esta fazendo isso também com os que tem um único disco :(
Responder
acho que não entendi bem o que citou, mas para mim está perfeito os discos com multi artistas.
Responder
Uma duvida que não consegui resolver, como faço para que ele relacione as musicas com mais de um disco da forma trilha/album, pois ele relaciona ao contrario album/trilha.

Pedro
Responder
(07/09/2014, 20:42)Gato Guga Escreveu: acho que não entendi bem o que citou, mas para mim está perfeito os discos com multi artistas.

Guga, Como fica a sua sintaxe para renomear suas musicas no musicbraiz?

Eu gostaria que ele retirasse os feat também, mas colocasse o CD1 e o CD2 identificado com numeros em frente ao numero da faixa.

Algo assim:

Adele - (Exemplo do Artista)
-----19 (2008) - (Exemplo do Album com Ano)
-----101 - Track.mp3 - (Exemplo de faixas do CD1)
-----102 - Track.mp3

-----201 - Track.mp3 - (Exemplo de faixas do CD2)
-----202 - Track.mp3

Alguma ideia?
Abraço!
Windows 10 com Emby Media Server - 1TB USB Seagate (Library) - Notebook c/ Kodi Jarvis 16.1 Dsplayer + MQ 7 - version 0.9.1 + TV Lg 32LD650 (Client)
Responder
Sobre multidiscos...

Eu até tentei fazer o Picard separar os discos; CD1, CD2 etc, mas todas as strings que utilizei mostraram resultados diferentes do que eu queria personalizar e moral da estória, me senti vencido e deixei como ele 'prefere' fazer; quando tem dois discos, de fato fica 01, 01, 02, 02. Não tive mais paciência para encontrar a solução e deixei assim. Ao menos o Kodi reproduz primeiro as faixas 01 a 10 do CD1 e depois, as faixas 01 a 10 do CD2. 
Não pretendo mais caçar a solução para isso, mas se alguém descobrir como incluir na string do Picard, eu agradeço desde já.
Estou certo de que tem como fazer organizar por discos, mas deixei de lado as tentativas. Quem sabe o mestre @Wanilton nos ajuda nessa.

A minha sintaxe é essa: 
%albumartist%/%albumartist% - $left(%date%,4) - %album%/$num(%tracknumber%,2) - %title%

que resulta nisso: Adele\Adele - 2013 - Greatest Hits\01. Track1.flac
                            1          2                                                3

1 - Pasta do Artista
2 - Pasta do Álbum (Artista - Ano do Álbum - Nome do Álbum)
3 - Faixa do disco

Onde....
%albumartist%/%albumartist% - $left(%date%,4) - %album%/$num(%tracknumber%,2) - %title%

Nome do artista

Nome do artista - Ano - Nome do álbum (considere que o formato da data seja 2015-03-24. A string está mandando ele pegar da esquerda os 4 valores)
Número da faixa com 2 dígitos - Nome da faixa

Aqui estou instruindo para que ele use 2 dígitos na numeração da faixa, [01]. Se quer usar 1, [1] troque o numeral apenas.

O Picard tem suporte a diversos plugins e dois deles certamente ajudam nisso de multidisc e feat. No link abaixo, o primeiro e segundo plugins disponíveis devem auxiliar nas tarefas. Vou instalar e fazer mil testes. Siga os próximos post que farei um feedback.

http://picard.musicbrainz.org/plugins/

http://i.imgur.com/xqdS7Ix
Responder

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)
Kodi Site | Kodi Forum | Kodi Wiki | Kodi Trac System | Kodi Downloads

MEDIA Brazil is not connected to or in any other way affiliated with KODI®, Team KODI®, or the XBMC Foundation®. Furthermore, any software, addons, or products offered by MEDIA Brazil Forum will receive no support in official KODI® channels, including the KODI forums and various social networks.
MEDIA Brasil não está conectado de nenhuma maneira com KODI®, nem com o Time de desenvolvedores do KODI®, ou mesmo com XBMC Foundation®. Além disto, qualquer programa, addons, ou produtos fornecidos pelo MEDIA Brasil, não irá receber suporte nos canais oficiais do KODI, incluindo fórum Kodi.tv e redes sociais.
LiveZilla Live Chat Software