Welcome to Media Brazil Forum, Bem-vindo ao Media Brasil Fórum, comunidade brasileira de suporte aos usuários do Kodi™ Entertainment Center. Doe ou subscreva e torne-se membro VIP Plus. Você sabia: Leia e Matrix Custom Plus, são instaladores personalizados para o sistema operacional Windows, baseado na tecnologia da Fundação XBMC®, das versões mais recentes do KODI Leia - 18.5 (32 e 64 bits) e Kodi Matrix - 19.0, com skin Aeon MQ 8 como default, suporta 3D MVC e HDR (8 e 10 bit), disponíveis para membros vips plus do fórum. KODI® está disponível para download de forma gratuita, tanto em nosso fórum, como na página oficial da fundação XBMC®. KODI™ is a trademark of the XBMC Foundation®. Não fornecemos conteúdos de qualquer natureza. que firam direitos de terceiros. MediaBrasil.tv Forum does not provide any media files itself. You either must own all audio and video files through a legal way or you can use the add-ons that can be found in the kodi.tv official repository. We will not assist or be held responsible for any way you obtain your media files.

Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Um debate sobre addons banidos
Olá a todos, gostaria de iniciar um debate sobre os addons banidos.
Deixando claro que nao será citado nomes, nem repositorios desse tipo de addon. será citado apenas addons permitidos a fim de exemplificar o assunto.
A ideia do debate, é apenas compartilhar informações, opiniões e ideias sobre o assunto.

Eu particularmente acho a idéia de banir certos addons em 50/50.
Addons como Flix2Kodi, Globo.com, Spotify (somente pra citar alguns), só possivel usar caso o usuario possua uma assinatura, desse modo o Kodi se torna o reprodutor do conteudo que o assinante tem direito.

Outros addons (sem nomes aqui), entram na categoria de banido, por oferecerem conteudo protegido de maneira "pirata", e logicamente, por conta desse tipo de conteudo, eles são banidos. Sua utilização não é vetada, podendo o usuario instala-lo e usar como bem entender, porém, nao há qualquer suporte para tal. Nessa parte acho justo.

Porém, se pararmos para analizar, o kodi como sendo uma Central de Mídia, ele reproduz diversos formatos de videos e audios, sendo que, na maioria das vezes, esse conteudo provém de downloads de Filmes, Seriados e arquivos de audio em MP3 e outros.

Muitas vezes vemos screenshots de usuarios do Kodi de diversas partes do mundo, e nessas screenshots, vemos filmes/seriados/musicas que certamente foram baixados da internet, por qualquer meio valido, seja torrent, hd´s virtuais ou até mesmo emule (alguem ainda usa?). 

Mas ae que entra a questão: Se os addons que distribuem conteudo "pirata" não são permitidos, por que é feita "vista-grossa" para o conteudo "ilegal" que esta sendo exibido? 
Logicamente, poderiamos ter adquirido um DVD, ou Blu-Ray, feito uma "copia de segurança" em nosso maquinario, e assim, usufruir de um conteudo que foi previamente adquirido, e assim te-lo em nossa central de midia. Mas sabemos que nem sempre é assim.

A parte em que quero chegar, é que entendo perfeitamente em nao dar suporte a certos tipos de addons, pois os mesmos acabam por prejudicar o kodi em si. Mas e o resto do conteudo pirata? nao prejudica a fundação? ou entra na "área cinza"? Onde "tudo bem se o usuario usa conteudo pirata, a final a culpa é dele, mas nao daremos suporte a esse tipo de provedores, para nao sermos coniventes a tal ato"?

A um tempo atras, eu utilizava um addon em questão, que exibia videos em formato streaming, mas ao mesmo tempo que ele exibia o video, ele tbm salvava o arquivo diretamente no HD, fazendo com que o video ja ficasse salvo dentro da minha coleção. Um addon bem pratico, afinal, ele ja fazia o que eu faço: Baixar o video, para adiciona-lo a minha coleção para assistir, MAS, ele era do tipo banido. è aí que me pergunto: 
Qual a diferença entre baixar o filme, adiciona-lo a minha coleção e plim! Assistir, e deixar ele lá para rever outras vezes?
Para:
Abrir o Addon, selecionar o filme, assisti-lo e ao final, te-lo em minha coleção para rever outras vezes?

Bem parecido não?

claro, nem todos addons permitem esse tipo de ação, e também, não é essa a questão.

Sei que a fundação possui certas dificuldades em relação a esse assunto, e logicamente esta mais que certa em tomar certas providencias.

E vocês amigos do fórum, o que tem a dizer sobre isso?
Responder
Vou deixar minha opinião sobre, convém esclarecer que o Kodi é um programa de media center, que por si só não fornece conteúdo, é um gerenciador de conteúdos, é como um browser, nativamente não existe nada de ilegal nele (em tese, pois isto varia de país para país, conforme a legislação local), mas o que você faz com ele pode ser lícito ou ilícito. Já que podes rodar conteúdos que adquiriu o direito de uso, ou ainda usar conteúdos de terceiros que foram obtidos de maneira "ilegal". A grosso modo o Kodi é como um player de mesa, você pode rodar conteúdos de todos os tipos e formatos, legais ou não.

Mesmo os addons, em si não fornecem conteúdos por si só, já que em geral não detém os conteúdos entregues, o que ocorre é que permitem o acesso a repositórios, sites, que armazenam e distribuem por streaming tais conteúdos (lícitos e ilícitos). Do ponto de vista prático, o que caracteriza a legalidade, é se tens o direito adquirido para tal, incluso os entregues de maneira gratuíta ou aqueles que você paga para ter acesso. 

Se formos rigorosos, imagens, legendas, fontes, pôsteres e muitas outras coisas são materiais com copyright, e portanto não deveriam ser compartilhados publicamente, sem prévia autorização dos proprietários, então existe o que podemos chamar de Uso Justo, aquele que não causa prejuízo ao autor/detentor do direito de uso. 

O fato que em tempos de arquivos digitais, facilidades de portabilidade, de armazenamento, de compartilhamento, controlar isto é tarefa árdua. Então muitas das coisas são toleradas, ou mesmo entram na chamada zona cinzenta, aceitável, caso típico do Youtube, por exemplo, e mesmo nestes, tem muito conteúdo protegido, sendo compartilhado.

E o Kodi com isto tudo, por ter possibilidade de qualquer pessoa criar um plugin que aceda conteúdo ilegal, é praticamente impossível deter o uso do mesmo para pirataria de conteúdo, mas o barrar suporte aos banidos foi necessário, uma simples busca no youtube por Kodi, resulta em milhares de vídeos, com a grande maioria, ensinando a obter conteúdo ilegal, e o pior o foco é só este, então aos olhos de um leigo, isto é uma típica ferramenta de pirataria, já que raramente quem produz os vídeos explica o que é o Kodi, e que aqueles addons não foram criados pelos desenvolvedores do programa, e nem mesmos os tais conteúdos que são mostrados são fornecidos pela Fundação XBMC. 

Baixar ou assistir por streaming é ilegal, como mencionei vai depender da origem, dos termos de uso, mas se o conteúdo for pirataria, quando a pessoa sabe que está consumindo algo que deveria ter pago, mas obteve sem ônus, então tanto faz como obteve, é ilegal.

A simples apologia a pirataria é crime, então pessoas que distribuem addons com conteúdos piratas, que ensinam o uso, e que sequer explicam os riscos para quem for usar, estão cometendo múltiplos crime. A pergunta é, se você sabe que é um crime, que é ilegal, e você enquanto responsável, permite, existe cumplicidade e responsabilidade, podendo sofrer com isto processo de reparação de danos. Se vai acontecer com alguém, é impossível dizer. Eu me referi a saber, pois muitos fazem e divulgam sem ter uma clara noção disto, vi recentemente um tópico de um brasileiro querendo hospedar no repositório oficial do Kodi, um addon, que entregava conteúdo pirata, sinal que a pessoa que está produzindo o material, não consegue enxergar com clareza qual a posição da Fundação, sobre o assunto.

Só para não me alongar demais, se fosse permitido a discussão e suporte, esta fronteira do legal e ilegal, deixaria de existir, e todos os envolvidos, estariam sujeitos a enfrentar as consequências por tais atos.

Discussão é muito maior que o que pontuei aqui, mas creio que deixei esclarecido como vejo a questão.
Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 19.0 Matrix Custom / Skin Aeon MQ9 x Skin Ace 2-1.6.0
Be Vip, donate and support us.
Responder
Muito boa sua explicação @Wanilton .

Esse tipo de conversa ajuda muito a esclarecer, assim todos envolvidos conseguem ter certeza do que fazem ou requisitam.
Eu também vi esse post do brasileiro querendo divulgar o addon, mas nesse caso, eu já acho que é pura ignorância sobre o assunto. Pois muitos acreditam que a culpa, não é do addom, ou do Kodi, e sim do referido site, então, se acessamos por um outro meio, senão o site,esta tudo ok.

Logicamente, a área cinza é que permite utilizarmos quaisquer reprodutores, tais como o Winamp, ou ate mesmo o Windows Media Center, pois entramos na parte aceitável da coisa.

Eu mesmo já não utilizo outros addons apos a aquisição do Netflix, pois não ha mais necessidade de ficar quebrando a cabeça com certos addons que em breve param de funcionar.

E gosto da maneira como as coisas são tratadas aqui no fórum,pois diferente do fórum oficial, as coisas são deixadas mais claras.
[-] 1 membro agradeceu/agradeceram ao Joao Girardi, por este post:
  • Mauricio Maurente
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)
Kodi Site | Kodi Forum | Kodi Wiki | Kodi Trac System | Kodi Downloads

MEDIA Brazil is not connected to or in any other way affiliated with KODI®, Team KODI®, or the XBMC Foundation®. Furthermore, any software, addons, or products offered by MEDIA Brazil Forum will receive no support in official KODI® channels, including the KODI forums and various social networks.
MEDIA Brasil não está conectado de nenhuma maneira com KODI®, nem com o Time de desenvolvedores do KODI®, ou mesmo com XBMC Foundation®. Além disto, qualquer programa, addons, ou produtos fornecidos pelo MEDIA Brasil, não irá receber suporte nos canais oficiais do KODI, incluindo fórum Kodi.tv e redes sociais.
LiveZilla Live Chat Software