Contribua e torne-se membro VIP Plus do Fórum MediaBrasil.tv. International members, donate one single time (U$ 20.00) or subscribe and receive access to unique content, including Aeon MQ 9 and Ace 2 skins for use with Kodi Leia 18.8 and Matrix 19.0, read our FAQ for more info about how support us. Help us keep the forum operational.

Doe via pagseguro ou mercado pago (Brazil only) - Doe via Bancos Brasileiros - International Donation - FAQ About Donation

Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

DIY - Acionar um relê pela USB é possível?
#1

Prezados amigos do Forum.

Tenho aqui em casa um HTPC e alguns discos externos. O HTPC é um Intel NUC. ele tem duas portas USB traseiras e uma frontal (que apesar de ser 3.0 eu não gostaria de usa-la - questão de estética besta mesmo)

Sobram então duas portas USB na traseira. Uma delas eu vou colocar o receptor do teclado e mouse sem fio. Na outra um HUB par eu poder colocar os discos externos onde ficam os filmes, séries e músicas.

Os discos ficam alimentados elétricamente em uma "régua" elétrica. Quando eu ligo o HTPC, ligo também a régua e os discos são ligados e fica tudo OK. Quando eu desligo o HTPC, desligo no final a régua e os discos desligam. Eu gostaria de achar um modo de ao ligar o HTPC, ligar também os discos externos e ao desligar o HTPC, também desligar os discos externos de maneira automática e transparente.

Estive pensando em fazer um jeito de acionar um rele através da energia de 5V que temos na USB.
A ideia seria mais ou menos assim: Um cabo em uma das portas do HUB ligado eletricamente à bobina do rele. Ao ligar o computador, a bobina seria energizada e fecharia os contatos do rele. Estes contatos estaria em um circuito elétrico que ligaria a régua onde estão os discos e as fontes.

Na teoria parece ser bem simples, mas eu ainda não implementei a ideia. Alguém já passou por essa situação ou já tem algo mais avançado?

Estou aberto à discussões e experimentos.

Atenciosamente,

Vanderson Araújo
Responder




Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)