Welcome to Media Brazil Forum, Bem-vindo ao Media Brasil Fórum, comunidade brasileira de suporte aos usuários do Kodi™ Entertainment Center. Doe ou subscreva e torne-se membro VIP Plus. Você sabia: Leia e Matrix Custom Plus, são instaladores personalizados para o sistema operacional Windows, baseado na tecnologia da Fundação XBMC®, das versões mais recentes do KODI Leia - 18.5 (32 e 64 bits) e Kodi Matrix - 19.0, com skin Aeon MQ 8 como default, suporta 3D MVC e HDR (8 e 10 bit), disponíveis para membros vips plus do fórum. KODI® está disponível para download de forma gratuita, tanto em nosso fórum, como na página oficial da fundação XBMC®. KODI™ is a trademark of the XBMC Foundation®. Não fornecemos conteúdos de qualquer natureza. que firam direitos de terceiros. MediaBrasil.tv Forum does not provide any media files itself. You either must own all audio and video files through a legal way or you can use the add-ons that can be found in the kodi.tv official repository. We will not assist or be held responsible for any way you obtain your media files.

Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problemas de desconexão de HDs com as portas USB 3.0
Sinal Aviso 
Problemas de desconexão de HDs com as portas USB 3.0

Este post vai ser longo, espero que alguém possa me ajudar, mas peço que leiam todo o comentário até o fim.

Primeiro, vou descrever meu equipamento:

Zotac Zbox Nano AD10
2 HDs Expansion Seagate USB 3.0 de 3T cada.
Também tenho dois NAS, um da Iomega e outro da WD, ambos de 3T, mas não estão envolvidos no problema, já que operam em rede.
Windows 7 Professional com Service Pack 1 e todas as atualizações efetuadas até esta data.
XBMC Frodo RC3 com skin padrão (confluence).

Eu gosto muito do meu Zotac Nano AD10 mas, desde que o comprei, venho enfrentando um problema que já está me tirando do sério. As contínuas desconexões dos hds externos ligados nas portas USB 3.0.

Eu cheguei a pensar que fosse algum problema de alimentação e comprei um hub USB 3.0 com fonte externa, mas as desconexões continuaram

Estas desconexões ocorrem em intervalos irregulares e não estão relacionadas ao gerenciamento de energia do Windows 7 ou do drive da Renesas. Mas elas não permitem, por exemplo, que se assista um simples episódio de série de meia hora sem que ocorra uma interrupção.

As desconexões podem acarretar cinco situações distintas:

1. O HD apenas desconecta e reconecta, sem maiores complicações. Neste caso, se algum filme ou música armazenados neste HD estiver em execução a reprodução para. Acionando o play a reprodução continua normalmente.

2. O HD desconecta e, ao reconectar, a janela de autoplay do windows é acionada. A reprodução de conteúdo não é possível até a janela ser fechada. Esta ocorrência foi sanada desligando o autoplay do Windows 7.

3. O HD desconecta e, ao reconectar, abre-se uma caixa de diálogo do Windows solicitando que o dispositivo seja formatado para ser usado. Neste caso, o Nano deve ser reiniciado para que o HD seja corretamente reconhecido novamente.

4. O HD desconecta e não reconecta mais. No Gerenciador de Dispositivos, surge a indicação de um dispositivo USB desconhecido, e as caixas de diálogo "este equipamento não foi instalado corretamente" e similares são exibidas. Também é necessário reiniciar o Nano para sanar o problema.

5. Os HDs também não são devidamente reconhecidos e montados quando o Nano é suspenso, sendo necessário reiniciá-lo.

A primeira coisa que pensei foi que o probleme estivesse nos HDs, por isso consultei a documentação da Seagate, baixei e instalei o utilitário Seagate Drive Settings. Nele eu setei para que os HDs não entrem no modo de economia de energia nunca. O problema persistiu

Cheguei a comprar um HUB USB 3.0 com fonte de alimentação externa, o que também não resolveu o problema.

Pesquisando na rede, descobri que o problema afeta outras pessoas, em diversos equipamentos, tanto usuários de Windows 7 como de Windows 8, que façam uso do chip controlador USB 3.0 da Renesas (NEC), como pode ser visto neste tópico (em inglês): http://answers.microsoft.com/en-us/windo...bf5&page=1

Existe a suspeita de que a falta de colaboração da equipe desenvolvedora do Windows seja proposital, mas isso é especulação e não resolve o problema.

Bem, o link acima é um dos mais completos que eu já achei e oferece diversas possibilidades de solução mas, infelizmente, é inconclusivo (vejam a última mensagem). A partir dele, tentei os seguintes procedimentos, todos sem sucesso, para resolver o problema:

1. Atualizei o Driver da controladora para a versão mais recente, 2.1.39.0 (o chip do meu nano é da versão uPD720200) encontrado neste link http://www.station-drivers.com/page/renesas.htm
2. Em opções de energia do Windows, marquei para que os HDs nunca sejam desligados e para que não ocorra suspensão seletiva das portas USB.
3. Em Host Controller Driver>USB 3.0 Host Controller Utility,  selecionei "Disable USB 3.0 power management functions.
4. Habilitei o Cachê dos HDs.

O problema persistiu. Fui para o passo seguinte:

5. Atualizei o Firmware para a versão 3.0.3.4 encontrada também no link logo acima.

Sem sucesso, então:

6. Atualizei a BIOS do Zotac Nano AD10.

O problema continua. Não sei mais o que pode ser. Ou é defeito do Chip ou incompatibilidade mesmo com o Windows.

Por hora estou usando os HDs conectados nas portas USB 2.0, sem que os mesmos apresentem qualquer problema, e o meu teclado sem fio, que tem pouco uso, em uma porta USB 3.0, o que para mim é um desperdício de recursos valiosos. A existência das portas 3.0 foi um dos fatores que me levaram à compra do equipamento e em função delas investi um bom dinheiro nos HDs 3.0, animado com a possibilidade de transferir arquivos a taxas mais elevadas. É frustrante não poder utilizar o recurso.

Gostaria de saber se alguém tem enfrentado problemas similiares ou pode sugerir uma possível solução.

Agradeço toda a ajuda que for fornecida.
Responder
Sinal Aviso 
Oi amigo Walter,
Li atentamente seu post e realmente é sinistro o evento.
De tudo que você tentou, acho que o mais relevante, ou mais relevantes, são as atualizações, primeiro dos drivers da postas USB 3.0 e depois da BIOS mas se já fez ambas, realmente penso como você, que é algum problema no chip, mas não erro de construção e sim na sua unidade, eis que o meu Nano AD10 não tinha esse problema e o meu Nano atual, o AD12, também não possui esse problema de desconexão.
Eu também uso 3 HD's externos, sendo 2 ligados diretos nas USB 2.0 e 1 ligado na USB 3.0. A outra USB 3.0 está ocupada pelo hub usb 2.0 que apliquei para espetar todos os demais periféricos.
Eu uso Win7 64 bits Home Premium com SP1. Aqui, nenhum problema de desconexão foi observado até agora.
Sei que o fabricante tem pós venda ruim mas diante de seu problema valeria um contato via fone com o Vinícius, da Zotac, explicando os detalhes e assim ele leva o caso à Zotac USA e certamente podem encontrar a solução e caso não tenha, poderão atualizar a BIOS para resolver o problema específico.
Denon E300 | Sony 46W955A | Cinebox Fantasia Duo | NUC 7i7BNH | Global Caché CG1006 | iPad Mini
Win10/64 Pro | EmbyServer | Kodi 19/64 Ace2 | iRule
Humax HGB10R-02 | Greatek WR2500HP | DLink DIR100 | Net Vírtua 120MB | Hdmi BJC F1 1.4
Responder
Sinal Aviso 
Carlos, você pode me passar o telefone do Vinícius?

Mais uma coisa, Carlos, o seu HD que está conectado à porta usb 3.0 também é 3.0 ou é 2.0?
Responder
Sinal Aviso 
Opa amigão,
Me desculpe ter esquecido: (71) 3021.1526, 3021.1536.
Se não conseguir com o Vinícius, procura o Orlando Sodré, skype: orlandosodre, email: orlando@zotacbrasil.com.br
Denon E300 | Sony 46W955A | Cinebox Fantasia Duo | NUC 7i7BNH | Global Caché CG1006 | iPad Mini
Humax HGB10R-02 | Greatek WR2500HP | DLink DIR100 | Net Vírtua 120MB | Hdmi BJC F1 1.4
Responder
Sinal Aviso 
dá uma olhada no site da seagate para ver se esses hds não tem algum tipo de "gerenciamento de energia". Pode estar acontecendo duas coisas ao meu ver. A porta não consegue enviar energia suficiente para os HDs causando o desligamento mesmo que temporários. Isso ou os próprios HDs estão entrando em modo de economia de energia (ou algo do gênero) e o nano para fazer o ajuste do hardware reconecta ele sob as novas especificações.
1 Zotac AD12+KODI / LG 47LM6700          4 LS-WVL/E-2x ST4000DM-8Tb
2 Zotac AD10+KODI / Sony KLV-32L400A  5 LS-WVL/E-2x WD25EZRX-5Tb
3 Zotac AD10+KODI / LG 32LH570B          6 LS-WVL/E-2x (Desativado)
Responder
Sinal Aviso 
(13/01/2013, 21:28)Gato Guga Escreveu: Opa amigão,
Me desculpe ter esquecido: (71) 3021.1526, 3021.1536.
Se não conseguir com o Vinícius, procura o Orlando Sodré, skype: orlandosodre, email: orlando@zotacbrasil.com.br

Obrigado, Carlos. E quanto aos seus HDs ligados nas portas 3.0, eles são 3.0 ou 2.0?

(14/01/2013, 08:56)eu mesm0 Escreveu: dá uma olhada no site da seagate para ver se esses hds não tem algum tipo de "gerenciamento de energia". Pode estar acontecendo duas coisas ao meu ver. A porta não consegue enviar energia suficiente para os HDs causando o desligamento mesmo que temporários. Isso ou os próprios HDs estão entrando em modo de economia de energia (ou algo do gênero) e o nano para fazer o ajuste do hardware reconecta ele sob as novas especificações.
Eu esqueci de citar duas coisa no meu post inicial (vou editar lá).

1. Eu já havia verificado a documentação no site da Seagate e inclusive instalado o utilitário Seagate Drive Settings. Nele eu setei para que os HDs não entrem no modo de economia de energia nunca.

2. Cheguei a comprar um HUB USB 3.0 com fonte de alimentação externa, o que também não resolveu o problema.

Mas eu acredito que o problema não seja causado por suspensão em função de algum parâmetro de economia, já que as interrupções não obedecem um tempo determinado, são aleatórias.
Responder
Sinal Aviso 
Oi, as duas portas usb 3.0 de meu Nano:
porta 1. superior - cabo usb 3.0 que leva ao HD externo usb 3.0, Seagate Barracuda Green, 2 TB
porta 2, inferior - cabo usb 2.0 do hub usb 7 portas, no qual estão ligados 4 periféricos:
1. adaptador usb do teclado+trackball wireless
2. adaptador usb do controle remoto Amulet Device Voice
3. cabo do nobreak APC RS1500
4. gravador de dvd externo (usa duas portas)
Responder
Sinal Aviso 
Só pra constar, eu desisti de procurar uma solução para o problema. Provavelmente, é um problema específico do meu equipamento ou de uma série defeituosa dele.

Apenas entupi os dois hds de arquivos, liberando espaço nos meus dois NAS e conectei ambos em uma porta USB 2.0, o que é mais do que suficiente apenas para reprodução.
Responder
Sinal Aviso 
Você já testou usar apenas um hd espetado nessa usb 3.0 (sem mais nada nas outras) e ve se ele desconecta?

Bom eu não tenho esse equipamento especifico, mas pela descrição do seu problema isso parece ser problema de sobrecarregamento das pistas pci-e usadas pelas portas usb 3.0

Varias placas mães mais antigas pelo menos ao usar todas ou a grande maioria das portas ativamente se perdia temporariamente algum recurso que fizesse uso das pistas pci-e, em algumas placas mães tem se um chip chavedor que chaveia as pistas automaticamente para os dispositivos que precisam dela. Em placas sem esse chip geralmente ou você perde ou tem redução de desempenho de alguma porta usb 3.0 ou slot pci-e, sata 600, ethernet giga (se tiver duas), ou outro componente que use essa pista (isso varia de hardware para hardware). Bom na placa mãe do meu htpc o chip chaveador é o plx pex8608.
Isso geralmente ocorre porque não há pistas suficientes para tantos dispositivos sendo usandos no maximo ao mesmo tempo! Eu não sei se é o seu caso, mas vale a pena verificar!
Responder
Sinal Aviso 
Domina, já tentei sim, deixei apenas um hd espetado e o problema persistiu. Na verdade, são duas portas USB 3.0, o problema ocorreu na duas, mesmo com apenas um hd espetado.

Mas não sei se entendi bem sua colocação, por absoluta falta de conhecimento técnico, me desculpe, mas, se a minha placa tem o chip, o que pode estar acontecendo, o mesmo pode estar queimado ou com problemas? Como faço para ver isso?
Responder
Sinal Aviso 
Chip queimado não acredito!

Bom um jeito de saber se tem ou não um chip desses é abrir e ver (mas exige conhecimento tecnico) o outro é pegar a especificação tecnica do seu hardware (geralmente isso vem no manual - mas ai vai depender do capricho das informações contidas no manual) ou então pegar algum review detalhado de sites aqui você tem um http://www.vortez.net/articles_pages/zot...iew,1.html (desculpe mas eu não li ele completamente para achar a sua informação) , mas enfim com chip ou sem chip creio que seu problema então seja outro, já que você testou com um só hd para ver se o problema persistia!
Responder
Sinal Aviso 
cara, é uma solução meio drástica, mas já tentou desinstalar os drivers e instalar novamente? Eu particularmente não gosto desses desinstaladores, quando chego nesse ponto formato o pc todo e aproveito para atualizar os drivers.
A essa altura não custa tentar.
1 Zotac AD12+KODI / LG 47LM6700          4 LS-WVL/E-2x ST4000DM-8Tb
2 Zotac AD10+KODI / Sony KLV-32L400A  5 LS-WVL/E-2x WD25EZRX-5Tb
3 Zotac AD10+KODI / LG 32LH570B          6 LS-WVL/E-2x (Desativado)
Responder
Sinal Aviso 
Minhas tentativas seriam, nessa ordem.

Atualização dos drivers USB:

[Imagem: aQYWzHP.jpg]

e da BIOS, ainda que resolvesse pelo passo acima:

[Imagem: RMfqPdF.jpg]
Responder
Sinal Aviso 
Já tentei isso e muito mais, eumesmo, dê uma olhada no posto inicial.
Responder
Sinal Aviso 
Walter,
Reli o post inicial. Só me faz pensar ser falta de energia na porta USB 3.0, pois isso causa sim as desconexões constantes.
Assim, me faz imaginar ser defeito, pois uso as 6 portas de meu Nano em simultâneo e não tenho esse problema. Aqui só ocorre de perder o compartilhamento do hd com a rede, mas só quando ligo o Nano sem antes ligar a chave de energia elétrica do case do hd.
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)
Kodi Site | Kodi Forum | Kodi Wiki | Kodi Trac System | Kodi Downloads

MEDIA Brazil is not connected to or in any other way affiliated with KODI®, Team KODI®, or the XBMC Foundation®. Furthermore, any software, addons, or products offered by MEDIA Brazil Forum will receive no support in official KODI® channels, including the KODI forums and various social networks.
MEDIA Brasil não está conectado de nenhuma maneira com KODI®, nem com o Time de desenvolvedores do KODI®, ou mesmo com XBMC Foundation®. Além disto, qualquer programa, addons, ou produtos fornecidos pelo MEDIA Brasil, não irá receber suporte nos canais oficiais do KODI, incluindo fórum Kodi.tv e redes sociais.
LiveZilla Live Chat Software