Welcome to Media Brazil Forum, Bem-vindo ao Media Brasil Fórum, comunidade brasileira de suporte aos usuários do Kodi™ Entertainment Center. Doe ou subscreva e torne-se membro VIP Plus. Você sabia: Leia e Matrix Custom Plus, são instaladores personalizados para o sistema operacional Windows, baseado na tecnologia da Fundação XBMC®, das versões mais recentes do KODI Leia - 18.0 (32 e 64 bits) e Kodi Matrix - 19.0, com skin Aeon MQ 8 como default, suporta 3D MVC e HDR (8 e 10 bit), disponíveis para membros vips plus do fórum. KODI® está disponível para download de forma gratuita, tanto em nosso fórum, como na página oficial da fundação XBMC®. KODI™ is a trademark of the XBMC Foundation®. Não fornecemos conteúdos de qualquer natureza. que firam direitos de terceiros. MediaBrasil.tv Forum does not provide any media files itself. You either must own all audio and video files through a legal way or you can use the add-ons that can be found in the kodi.tv official repository. We will not assist or be held responsible for any way you obtain your media files.

Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Review] TLBB - The Little Black Box v1.0 - Media Player Linux + XBMC
Seta Direita 
Neste review vamos conhecer o TLBB v1.0, The Little Black Box, que é um media player com base em Linux + XBMC.

DESCRIÇÃO TÉCNICA

Sistema - Compilação Linux XBMC Frodo com root android
CPU - AMlogic AML8726-M3 Single-core ARM Cortex-A9 @ 1GHz
GPU - Mali-400
Memória RAM - 1GB
Armazenamento interno – 4GB NAND Flash
Saída de video – HDMI 1080p
Saída de áudio - HDMI - Suporta Passthrough DTS/Dolby
Rede cabeada – 10/100M
Rede Wi-fi - 802.11 b/g/n
USB – 1x USB 2.0 host
Arquivos de mídia suportados - AVI/ MKV/ TS/ TP/ TRP/ M2TS/ MPG/ MP4/ MOV/ M4V/ VOB/ IFO/ DAT/ WMV/ ASF/ RM/ RMVB/ FLV/ XVID/ BD-ISO/DVD-ISO DIVX 3,4,5/ MP3/ OGG/ WMA/ WAV/ AAC/ FLAC/ HD JPEG/ BMP/ GIF/ TIF/ PNG
Formatos de legendas suportadas - SRT, SMI, SSA, ASS, IDX/SUB, SUB
Formatos de imagens suportadas - JPEG, BMP, PNG, GIF, etc.
Codecs de video suportados - MPEG 1/ 2/ 4, H.264, VC-1, WMV, M2TS, TS, RMVB, AVI, MKV, MOV, TS, MPEG, FLV, DivX, Xvid, BD-ISO/DVD-ISO
Codecs de áudio suportados - MP2/ 3, OGG Vorbis, WMA, WAV, WMA PRO, PCM LPCM, MS-ADPCM, LC-AAC, HE-AAC, COOK, RA-Lossless, RM/ RMVB 8/ 9/ 10
Fonte de alimentação - 12V x 1.5A - Bi-volt automático.
Consumo de energia em standby - 0.5 Watts
Consumo de energia em médio - 3-4 Watts
Consumo de energia máximo - 8 Watts
Peso - 500 g
Dimensões – 10 x 10 x 3 cm

O QUEM VEM NA CAIXA DO TLBB

Cabo HDMI de 1 metro, Fonte de alimentação, Pen drive (necessário para atualização de firmware), Manual de instruções e Controle remoto/teclado.

[Imagem: RvC6nCp.jpg]

O TLBB POR FORA

Aqui vemos o painel frontal onde há o receptor de infra-vermelho e o botão de desligamento total (não funcional até a presente data), e os dois leds que indicam o funcionamento:

[Imagem: CDfF3ov.jpg]

Aqui o painel lateral com 1 porta USB 2.0:

[Imagem: ME58Qly.jpg]

Aqui o painel traseiro com a entrada de alimentação 12V, o conector de rede e a saída HDMI:

[Imagem: X5ugb3C.jpg]

O TLBB POR DENTRO

Aqui a PCI onde vemos o dissipador da CPU, os chips de memória e o curioso, uma porta USB interna com uma pequena PCI espetada, onde é guardado o sistema do TLBB:

[Imagem: 9ganwhB.jpg]
[Imagem: d7iDCa7.jpg]
[Imagem: NrdPzQd.jpg]
[Imagem: PxIPhgI.jpg]

O CONTROLE DO TLBB

O controle tem dois lados, de um lado tem as principais funções para comandar o XBMC, do outro um mini teclado. Ele opera por infra-vermelho no lado controle remoto e por Wi-fi no lado teclado:

[Imagem: Qs1N69O.jpg]
[Imagem: 5lfXyUh.jpg]

O controle tem transmissor IR nas duas extremidades, o que faz o controle funcionar praticamente em qualquer posição.

O que gostei neste controle foram as teclas coloridas que assumem uma função diferente de acordo com a janela em exibição. Durante a reprodução você consegue acessar diretamente os ajustes de video e áudio, ou então procurar legendas sem ter que passar pelo menu M. Pode-se trocar o tipo vista, excluir arquivos e etc.., isso facilita bastante.

PRIMEIRO CONTATO

Ao ligar o TLBB a primeira vez você verá um menu ajuda para os primeiros passos, configurar rede, incluir coleção de vídeo e áudio entre outras coisas, muito bom para quem nunca teve experiência com o XBMC antes.

Após feito os primeiros ajustes você é levado a skin, que é uma adaptação da skin Bello feita pelo Nessus. Essa skin tem algumas funcionalidades que são exclusivas do TLBB:

[Imagem: J4zFOi6.png]

Você pode instalar qualquer outra skin no TLBB como a Aeon MQ 5:

[Imagem: RlmNX1D.png]

Por ter uma CPU modesta a navegação pela skin é boa, mas não espere algo fluído como no PC. O grande trunfo do TLBB é plataforma exclusiva para o XBMC, então o cache de imagens é mantido, sendo assim a lentidão na navegação é notada somente no primeiro uso mas melhora no uso contínuo.

OS AJUSTES

Uma das coisas que mais gostei no TLBB foi ter o XBMC praticamente igual ao que uso no PC, quase tudo está lá, como os ajustes de video e de áudio. Para video pode-se escolher a resolução de até 1080p:

[Imagem: u6EWIS3.png]

Para áudio está disponível a opção de definir a saída para até 7.1 canais. Ajustes de passthrough e áudio multi canal também estão disponíveis:

[Imagem: VPb4pfq.png]

O TESTE PRÁTICO

A primeira coisa que se procura ao comprar um destes pequenos media players é um hardware top, correto? Errado, isso é um grande engano.

Vamos revisar novamente o hardware do TLBB:

CPU - AMlogic AML8726-M3 Single-core ARM Cortex-A9 @ 1GHz
GPU - Mali-400
Memória RAM - 1GB
Armazenamento interno – 4GB NAND Flash

Como se vê, é um hardware bem modesto mas as aparências enganam. A primeira coisa que fiz para testar meu TLBB foi tentar reproduzir o filme de maior bitrate que tenho na coleção, O Senhor do Anéis - O Retorno do Rei, tem 33GB e bitrate de médio de 15MB/S, Áudio DTS-HD 7.1.

Resultado = Reprodução perfeita na TV, imagem totalmente lisa, sem nenhum artefato ou jitter. Na parte de áudio usei o modo passthrough, o TLBB entregou ao receiver DTS-ES 6.1, no qual é feito a mixagem dos dois canais traseiros.

Se a navegação pela skin não é o ponto forte do TLBB, a coisa muda quando se refere a reprodução de video, o TLBB reproduz filmes MKV 1080p com bitrates altíssimos, até mesmo 3D, sem qualquer engasgo. O segredo = Linux.

O XBMC no TLBB é puro, não há nenhum hack para player externo, todas as funções da janela de pausa são nativas da skin em uso. Realmente me impressionou.

QUALIDADE DE VIDEO TLBB

As cores são bem vivas e o contraste é ótimo. O único ponto é a nitidez da interface, as capas dos filmes ficam um pouco reticuladas se comparadas a imagem do PC, não parece ser FullHD, apesar de ser. Talvez haja alguma compressão na miniaturas para deixar a navegação mais leve.
Durante a reprodução de video a nitidez é muito boa, lembrando que o TLBB usa o XBMC Frodo, acredito que quando for atualizado para o Gotham a imagem fique ainda melhor.

ATUALIZAÇÕES

A primeira coisa a fazer quando receber seu TLBB é verificar se existe atualização de firmware. As atualizações de firmware são constantes e vem deixando o player mais interessante a cada nova versão.

Há duas maneiras de atualizar o TLBB, manual para os impacientes, na qual pode-se testar as firmares em estágio beta, ou automática que só ocorre após haver uma firmware release.

Para saber como atualizar manualmente assista este vídeo:

[video=youtube]www.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DZuJ5UB2in8U&ei=vzR6UsGVCIy8kQfz_YHoCw&usg=AFQjCNF8C9pDrWw8x10d0O_7d4Vp7wuWgg&sig2=cki25-1cw6Nkr-FDyC_ewQ&bvm=bv.55980276,d.eW0[/video]

Para atualizar automaticamente você deve entrar no menu Programas e escolher a opção correspondente:

[Imagem: IdItxTy.png]

Até a firmware versão 1.0.6 é necessário conectar o pen drive que acompanha o player antes de iniciar a atualização. O conteúdo baixado, cerca de 116MB, é salvo no pen drive e então aplicado ao TLBB. Após a versão 1.0.6 isso não é mais necessário.

LIGANDO E DESLIGANDO

O TLBB tem um boot rápido e é feito apenas a primeira vez já que o aparelho não se desliga por completo. Ao pressionar o botão de desligar, via skin ou no controle remoto, o TLBB entra em standby. Você pode fazer isso em qualquer tela, até mesmo dentro da coleção. Ao re-ligar o TLBB, em poucos segundos o XBMC está de volta do jeito que você deixou.
Sendo o consumo do TLBB tão pequeno, o "desligar" acaba quase se tornando opcional. O TLBB consome apenas 3-4 Watts quando não está reproduzindo um filme, realmente excelente.

BEM, ENTÃO O TLBB É O MEDIA CENTER PERFEITO?

Não exatamente.

- Eu tive uma situação logo no primeiro uso do TLBB que foram as constantes travadas. Após 5 minutos ligado o TLBB passava a travar e reiniciar em ciclo constante. A causa? Aquecimento.
Parece que o projeto do player foi pensado em países de clima mais frio ou para quem tem uma sala bem ventilada, mas se torna um problema quando a temperatura ambiente é maior. A solução para meu caso foi adaptar sobre o player uma ventoinha de baixo ruido, após feito isso o player nunca mais travou. Se você passa por esse problema com seu TLBB tem duas opções; Devolver e exigir a garantia ou resolver by yourself, que pode ser mais prático e bem mais rápido.

Obs. O dissipador da CPU é colado portanto não tente removê-lo a força, isso pode danificar a PCI de forma irreparável.

- Durante o avanço ou retrocesso rápido acontece do TLBB perder a sincronia ou até mesmo travar. Eu uso um NAS com rede Samba via cabo, talvez um HD local possa dar melhores resultados neste sentido.

- Até o momento o TLBB não faz passthrough de áudio HD, se o arquivo de áudio tiver faixa DTS HD o TLBB faz a conversão para DTS SD, o mesmo acontece com Dolby Digital. Segundo informações no site oficial a limitação de áudio HD é devido a licença que talvez possa a ser comprada e implementada futuramente.

Eu torço para quem um dia seja lançado um TLBB 2 com processador dual core, rede gigabit e uma melhor dissipação de calor, aí sim será "o player".
De qualquer maneira após experiências fracassadas com players android o TLBB foi a melhor solução para Media Center depois do meu PC.

ALGUMAS DÚVIDAS ESCLARECIDAS

É possível usar o controle remoto do TLBB em outro player?
R. Não. O controle é de uso exclusivo do TLBB.

É possível usar outro controle remoto ou teclado no player?
R. Sim. Através da porta USB pode-se plugar outro periférico. Eu uso um teclado via USB em conjunto com o controle original. Ainda pode-se usar uma HUB USB para ampliar as conexões.

É possível acessar armazenamento externo, em outro PC ou NAS?
R. Sim. O TLBB tem suporte tanto a NFS como SAMBA.

Como fica a reprodução de conteúdo 1080p por wi-fi?
R. Funciona mas dependendo do bitrate do video pode acontecer da reprodução parar para carregamento de buffer. A rede por cabo é mais indicada para esse caso.

É possível instalar aplicativos no TLBB, como o utorrent por exemplo?
R. Não. A compilação é fechada ao XBMC, quando se liga o player tudo o que vê é a tela de boot e então o XBMC. Quando se encerra o XBMC o player entra em standby. Não é possível acessar o console do Linux. O XBMC no entanto permite a instalação de addons normalmente.

SUPORTE

Uma das coisas boas que o TLBB tem é o suporte, o player tem um fórum dedicado com um pessoal bem eficiente.

Aqui o site oficial do TLBB: http://www.thelittleblackbox.nl/en/

Aqui o fórum oficial: http://www.tlbbforum.com/

Via site você pode inclusive comprar o player com entrega no Brasil. Não se esqueça de incluir no valor final as possíveis taxas alfandegárias.

Está sendo lançado o TLBB v1.1 que tem algumas melhorias:

Disponível na

- Adicionada mais 1 porta USB
- Player já atualizado com a firmware 1.0.6, que melhora velocidade e estabilidade
- Chip Wi-fi melhorado para conectividade e estabilidade
- Fonte de alimentação de 5 Volts
- Nova embalagem
- Não é mais necessário o Pen drive para fazer atualizações

Antes de fazer seu pedido questione sobre qual versão você receberá, parece que ainda não está disponível para todos os países.

Abraços.
Would you like to collaborate with our work?
Visit my website

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + suporte remoto + acesso área vip do fórum.
Responder
Qual a alternativa você recomendaria, to testando com uma RaspberryPi, mas gostaria de um hardware um pouco melhor.
Responder
Nunca tive contato com um Rasp Pi. O TLBB tem mais memória e um processador um pouco melhor. A vantagem maior do TLBB neste caso é ter tudo pronto, controle remoto e o XBMC já instalado e funcionando.
Visit my website

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + suporte remoto + acesso área vip do fórum.
Responder
tenho pesquisado e o cubietruck parece ter um hardware interessante... ele vem com android 4.2.2 e suporta o linux nativo...será que o xbmc roda bem nele?
Responder
Realmente o hardware é bom, o que eu não entendo é porque eles insistem em deixar o Android como padrão. Android + XBMC até esse momento é uma combinação muito precária.

Vou pesquisar sobre o software deste cubietruck, se for uma solução XBMC viável, é uma ótima opção sem dúvida.
Visit my website

Responder
Poderia me falar sobre o controle através do IPAD?
em particular o APP constellation?
Responder
Não acesso a nenhum aparelho da Apple. Eu testei o Yatse no Android e reconheceu o TLBB no ato, não precisei configurar nada. No entanto devido as facilidades (atalhos) que o controle remoto original oferece, eu não vejo porque usar um controle virtual.
Visit my website

Responder
Sinal Aviso 
(24/11/2013, 23:34)conradodse Escreveu: Poderia me falar sobre o controle através do IPAD?
em particular o APP constellation?

Qual seria sua duvida, em relação ao constellation ?
Equipos : Receiver Onkyo S5600 | Tv Samsung 42 | Satélite Placa Tevii DVB/S2 | Htpc Mac Mini i7  | Controle Ipad Air com Constellation
Sistemas : SO Windows 8.1 | Mediacenter Kodi Isengard Custom+ | Servidor Emby Server | Pele MQ6  NAS Windows 8.1 com 8TB

Responder
Sinal Aviso 
(21/11/2013, 15:19)sonicvfa Escreveu: tenho pesquisado e o cubietruck parece ter um hardware interessante... ele vem com android 4.2.2 e suporta o linux nativo...será que o xbmc roda bem nele?

Esquece a linha Cubie para esse fim (XBMC). No Android não funciona e no Linux está engatinhando. Eu tenho o A20 há quase um ano e venho testando várias versões (uma delas eu que compilei), então posso te dizer que XBMC no Cubie está a 30% do esperado para ser chamado de "opção viável".
Responder
Sinal Aviso 
(01/12/2013, 12:22)acamposxp Escreveu:
(21/11/2013, 15:19)sonicvfa Escreveu: tenho pesquisado e o cubietruck parece ter um hardware interessante... ele vem com android 4.2.2 e suporta o linux nativo...será que o xbmc roda bem nele?

Esquece a linha Cubie para esse fim (XBMC). No Android não funciona e no Linux está engatinhando. Eu tenho o A20 há quase um ano e venho testando várias versões (uma delas eu que compilei), então posso te dizer que XBMC no Cubie está a 30% do esperado para ser chamado de "opção viável".

Eu tenho estado interessado na compra da cubietruck para utilizar com o openelec mas eu fiquei com uma duvida por não ter conseguido rodar rmvb num raspberry que peguei emprestado uma vez. Como estou iniciando nisso poderia sanar essa duvida e dar umas dicas?
Responder
pergunta de noob...seguinte, eu uso o raspberry pi aqui em casa e estou a procura de uma box diferente para o quarto, pensei em uma com android mas como não funciona bem ainda o amigo la do grupo do g+ me flw desse tlbb, olhei os videos e achei bacanissimo e uma alternativa interessante ao pi. Vamos a minha duvida: vou dar um exemplo...minha esposa adora ouvir musica enquanto lava a louça ( eu idem ), eu adaptei na cozinha um tablet com o yatse instalado, no pi eu tenho um hd espetado com minhas musicas e filmes e ele fica ligado direto, ele fornece a imagem via hdmi para a minha tv e o audio eu uso a saida analogica pois nao tenho receiver ainda, agora o problema...quando eu quero ouvir musica, eu ligo somente o som e pelo yatse eu controlo as musicas tanto no tablet na cozinha ou pelo cel etc, como o TLBB nao possui saida de som analogica e eu nao possuo receiver com entrada hdmi o uso do mesmo para esse caso se torna inviavel, como eu poderia sanar esse problema? adquirindo um receiver? esses home theaters mais baratos nao possuem entrada hdmi e no momento a grana deu uma encurtada pois estou acabando de montar minha casa.. alguma soluçao? desde ja agradeço e desculpa o tamanha do texto...abraços
Responder
Sinal Aviso 
Fala MQ
Cara lhe indago o seguinte.
onde comprar? amazon mesmo? me pergunto se foi esse meio escolhido por ti.
pois moro em uberlandia e se a receita pega terei de pagar o valor + 60% +40 pra ambos estados SP E MG, voce compro e nao deu nada?

além, estou rodando OPENELEC, no noteboock nao consegui configurar o wireles,
nao aparece etc, estou estudando ainda, nao encontrei algo, se puder me ajudar,
Responder
@Marcus Zani não tenho nenhum arquivo em formato rmvb então não posso afirmar. Pelo o que eu saiba o XBMC executa esse tipo de arquivo sem problema nenhum.

@Herlanderson Bettoni a única solução é comprar um receiver com entrada HDMI. No HTForum você deve encontrar vários usados com preço interessante.

@joaopaulogst para comprar o TLBB existem duas opções, a Amazon ou site oficial. AQUI
É possível encontrar no eBay mas não achei nenhum vendedor confíável por lá.
Eu não comprei o aparelho, mas isso não me livrou da alfândega. Demorou bastante para chegar e fui taxado sobre o valor declarado.

Como o aparelho vem dos EUA e com etiqueta da empresa a chance de ser taxado é praticamente certa, de fato o valor final não é barato. $150 dólares + 40% + 60%, vai dar cerca de R$800,00.
Vale a pena investir esse valor nele? Sinceramente não, por esse valor é melhor comprar um notebook que ficará mais satisfeito.
Não conheço o OpenElec.
Visit my website

Responder
@MarcosQui, na Amazon recebi a seguinte resposta sobre o TLBB: "Lamentamos. Este item não pode ser enviado para seu destino selecionado. Você pode tanto mudar o endereço de entrega ou excluir o item do seu pedido."
Valeu pelo tópico
Responder
Tente pelo site oficial: AQUI
Visit my website

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
Sinal Aviso Hardware The Little Black Box Wanilton 11 30.658 10/11/2013, 12:35
Última Postagem: shakur

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)
Kodi Site | Kodi Forum | Kodi Wiki | Kodi Trac System | Kodi Downloads

MEDIA Brazil is not connected to or in any other way affiliated with KODI®, Team KODI®, or the XBMC Foundation®. Furthermore, any software, addons, or products offered by MEDIA Brazil Forum will receive no support in official KODI® channels, including the KODI forums and various social networks.
MEDIA Brasil não está conectado de nenhuma maneira com KODI®, nem com o Time de desenvolvedores do KODI®, ou mesmo com XBMC Foundation®. Além disto, qualquer programa, addons, ou produtos fornecidos pelo MEDIA Brasil, não irá receber suporte nos canais oficiais do KODI, incluindo fórum Kodi.tv e redes sociais.
LiveZilla Live Chat Software